Destaque Educação

História e produção de cerveja artesanal são destaque em evento na Uespi

A programação continua pela tarde com o minicurso idealizado pelo professor da UFPI, Everson Tiago.

O Programa de Ensino Tutorial de Química da Uespi (PET Química) realiza, nesta terça-feira (14), uma atividade do projeto “Café com Química”, com a temática: Cerveja Artesanal e a química produzida na sua fabricação, no auditório do Geratec, campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Pela manha os estudantes e professores participaram de uma palestra com o Presidente da Associação dos Cervejeiros Artesanais do Piauí, Me. Jorge Roberto. A atividade visou fomentar e promover a cultura da cervejaria artesanal no Piauí. “A nossa Associação foi criada em 2015. Atualmente estamos buscando promover eventos com intuito de aumentar a procura dos processos de produção sobre cerveja artesanal”, explicou.

A aluna do 7°período do curso de Química da Uespi, Maria Karina da Silva, é uma das participantes do evento. Para ela, o Programa de Ensino Tutorial oferece a oportunidade de conhecer varias áreas de atuação da Química. “Com o PET Química nós temos uma visão maior sobre o mercado de trabalho. Profissionais de várias áreas da Química nos explicaram sobre suas atuações no mercado de trabalho. Sobre o evento de hoje, pretendo conhecer as curiosidades e os processos químico da produção da cerveja artesanal”, destaca.

A programação continua pela tarde, a partir das 14 horas, com um minicurso idealizado pelo professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Everson Tiago. “Por meio de alguns equipamentos vamos mostrar os parâmetros, temperaturas e a parte química sobre a produção de cerveja em casa”, explica o idealizador do minicurso Everson Tiago.

Segundo o organizador do evento e professor de Química da Uespi, Reginaldo da Silva Santos, o Café com Química promove várias círculos de palestra com diferentes temas, escolhidos pelos alunos do Pet Química. “Trouxemos a temática da cerveja por se tratar de um tema em alta. O número de pessoas que procuram saber sobre cerveja artesanal tem crescido bastante. Dentro dos cursos de licenciatura, vemos que a Química, Física e a Matemática possuem vários tipos de atuação diferente. Pensando nisso, buscamos estabelecer um contato com profissionais dessas áreas com o intuito de incentivar nossos alunos a conhecer todas as áreas de atuação que o curso oferece”, finaliza o professor.

Autoria: Arnaldo Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *